20 de junho de 2025
Manuel Centeno, Co-Fundador e General Manager Brasil da Yalo.
Olá! Como vai? A digitalização do varejo de vizinhança na América Latina está acelerando, e a Inteligência Artificial tem sido um grande diferencial para aumentar conversões e otimizar operações. Empresas como Italcol, Grupo Rica e Unilever já estão colhendo resultados expressivos com assistentes virtuais e plataformas inteligentes de vendas via WhatsApp, como a Yalo. Tudo isso melhor explicado no artigo abaixo! Conseguimos um espaço?

Empresas latinoamericanas apostam em tecnologias como inteligência artificial, análise de dados em tempo real e plataformas digitais omnicanal para fortalecer o relacionamento com o varejo de vizinhança, otimizar operações e impulsionar as vendas

Novas tecnologias têm se consolidado como ferramentas essenciais para transformar o relacionamento com seus clientes, promover maior eficiência operacional, engajar vendedores e aumentar vendas. Muitas empresas da América Latina vêm investindo em plataformas inteligentes de vendas para otimizar seus canais de comunicação e ampliar sua presença no mercado. Casos como os da Italcol, líder colombiana em alimentação animal, que digitalizou mais de 3.000 pontos de venda em Bogotá e novos pedidos de 60% das lojas registradas, convertendo ainda 30% para clientes com compras recorrentes, e do Grupo Rica, engarrafadora mexicana, que recebeu pedidos de 88% das mais de 30.000 lojas digitalizadas e aumentou 7 pontos percentuais no NPS, mostram como a transformação do canal tradicional por meio de assistentes virtuais tem sido fundamental para fortalecer o relacionamento com pequenos varejistas e impulsionar os negócios.

Plataformas de vendas inteligentes como a Yalo permitem uma melhor conexão com o cliente, com comunicações em tempo real e experiência omnicanal efetiva. Essas soluções também são capazes de analisar dados e comportamentos dos usuários, permitindo a recomendação de produtos por meio de algoritmos, envio de promoções personalizadas e automação de processos, como pedidos e suporte técnico. “Na indústria, essa tecnologia vem sendo amplamente utilizada para agilizar as vendas e auxiliar a logística de atendimento, garantindo que os clientes possam fazer pedidos de forma mais eficiente, sem a necessidade de aplicativos adicionais ou intermediações humanas constantes”, explica Manuel Centeno, Co-Fundador e General Manager Brasil da Yalo, plataforma inteligente de vendas especialista em indústrias de consumo massivo.

A parceria entre Unilever Equador e Yalo, por exemplo, demonstra como a digitalização pode transformar a dinâmica do varejo. Ao adotar o Don Penguino, assistente virtual da Unilever Sorvetes via WhatsApp, modernizou seu modelo de vendas, estabelecendo maior eficiência operacional e ampliando seu alcance de mercado. Em apenas quatro meses, a empresa digitalizou 70% dos seus pontos de venda, aumentando a frequência de pedidos e otimizando a distribuição. O impacto foi significativo: 30% das vendas passaram a ser realizadas digitalmente, enquanto o valor médio dos pedidos cresceu em 20%. A solução também facilitou campanhas promocionais, alcançando uma taxa de sucesso de 97% na entrega de mensagens e convertendo 20% das interações em vendas reais. Esses números mostram que plataformas inteligentes não apenas fortalecem a relação entre as marcas e pequenos varejos, mas também impulsionam resultados comerciais expressivos, o que se torna um diferencial estratégico no mercado latino-americano​.

Manuel ressalta que estes dados reforçam a importância da digitalização de canais e a implementação de agentes inteligentes, que facilitam e democratizam a jornada de compra no meio varejista, e criam um canal de vendas ágil e eficiente. “Com a crescente digitalização do varejo de vizinhança, essas soluções se tornam um diferencial competitivo no mercado, permitindo que as marcas fortaleçam sua presença e otimizem suas estratégias comerciais com base em dados em tempo real”, finaliza.

Luiza Condado
11998205707
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