
A imprevisibilidade dos mercados, a volatilidade dos negócios, a complexidade dos comportamentos e o choque de gerações em meio à tecnologia são desafios que enfrentamos hoje. A IA está cada vez mais presente em nosso dia a dia, desde tendências que criam ilustrações de familiares até amigos em caixas de boneca, tudo criado por IA. Adaptabilidade é a palavra da vez.
Estamos na Era da Automação, a Quarta Revolução Industrial, segundo Klaus Schwab, engenheiro e economista alemão. Prefiro o termo “Economia das Competências”. Nunca tivemos tantos ciclos evolutivos em tão pouco tempo, e essa velocidade preocupa muitos profissionais e organizações sobre sua relevância.
A única saída? Adaptar-se! Mas como? Precisamos aprender todas essas novas tecnologias?
A primeira etapa é entender o que está acontecendo e como isso pode afetá-lo. Sim, parte do seu trabalho pode ser automatizada. Estamos falando de tarefas repetitivas, pequenas decisões e direcionamentos, processos de manufatura, entre outros. Analise o que você faz hoje e como pode evoluir a ponto de uma máquina não poder substituí-lo.
Diante disso, convido você a subir na cadeia de valor:
- Cheque sua empatia, ética, julgamento, inteligência emocional, liderança e influência.
- Aprimore seu trabalho com IA: ChatGPT, Notion AI, Excel com AI, Trello com AI são bons começos para pesquisar e treinar.
- Upskill/Reskill: faça cursos em alta como UX design, transformação digital nos negócios, cibersegurança. Há boas opções gratuitas na internet.
- Desenvolva a habilidade de resolver problemas ao invés de apenas executar tarefas. Tente entender o todo, melhorar ou gerenciar sistemas e soluções.
É uma responsabilidade de todos: organizações, líderes e profissionais. Segundo um estudo da BCG com mais de 40 organizações globais, 1,5% do investimento nos profissionais tem sido para requalificar e aprimorar habilidades. A meia-vida média das competências é agora inferior a cinco anos e, em alguns setores tecnológicos, é tão baixa quanto dois anos e meio. Ou seja, para milhões de trabalhadores, o upskilling por si só não será suficiente.
Estratégias de grandes empresas para impulsionar as Soft Skills na Era Digital
O CEO da Shopify, Tobi Lütke, anunciou que só seriam contratadas novas pessoas se os gestores conseguissem demonstrar que a IA não podia realizar essas tarefas. Esta política visa impulsionar competências humanas como criatividade, pensamento estratégico e comunicação interpessoal — áreas onde a IA ainda não consegue substituir os humanos. Os colaboradores são incentivados a integrar a IA nos seus fluxos de trabalho, sem perder as habilidades interpessoais e criativas que possuem.
A Amazon está investindo mais de US$ 700 milhões para requalificar 100 mil colaboradores em várias áreas, incluindo mecatrônica e comunicação. A empresa reconhece que competências como comunicação eficaz e trabalho em equipe são essenciais para complementar as capacidades técnicas e garantir que os trabalhadores se mantenham adaptáveis num ambiente impulsionado pela IA.
A Cognizant pretende formar mais de 200 mil colaboradores até 2026, com foco tanto em competências digitais como em soft skills como resolução de problemas e comunicação. Por meio de formações curtas e específicas online, assegura que os colaboradores estão preparados para os desafios da nova realidade tecnológica, mantendo o valor das capacidades humanas.
No seu dia a dia e, especialmente na era da “economia das competências”, recomendo que você tenha vontade e disposição de aprender algo novo constantemente, se abra a novas situações e mentalidades e, acima de tudo, não julgue ou tema a evolução que está acontecendo antes de entendê-la.
Se sentir que estagnou, movimente-se. Se manter relevante é uma escolha. Faça a sua!
Rafaela Furlan é especialista em upskilling e reskilling. Sócia-fundadora da IKME, empresa de treinamentos corporativos, Rafaela é graduada em Administração de Empresas, Pós-graduada em Marketing e formada em Inovação Disruptiva pela Harvard Business School. Também é autora do livro infantil O Polvo das Pernas Coloridas e tem dado palestras sobre a importância do desenvolvimento das soft skills para o público infantil, em idade escolar.
Maria Fernanda Salla 11 941710919 [email protected]