12 de fevereiro de 2026
Bruno Kaique, CTO da BeePhish

Empresa passa a oferecer novos recursos para treinamento, métricas e gestão do risco humano

A BeePhish, empresa brasileira especializada em conscientização em segurança da informação, com foco principal na educação e treinamento de usuários para prevenir ataques cibernéticos, especialmente os baseados em engenharia social, como o phishing, anuncia um conjunto de evoluções estratégicas em sua plataforma para 2026. As novidades reforçam o compromisso da empresa em apoiar organizações na construção de uma cultura de segurança, com foco na gestão do risco humano e na flexibilidade dos programas de conscientização.

Segundo o CTO e fundador da BeePhish, Bruno Kaique, as melhorias incluem avanços na arquitetura da plataforma, preparada para suportar altos volumes de usuários, além da incorporação de novas funcionalidades desenvolvidas a partir de diferentes frentes. “Parte das inovações surgiu durante o primeiro hackathon da empresa, realizado em julho de 2025, na cidade de São Paulo, enquanto outras foram inspiradas diretamente por conversas e demandas específicas de clientes e parceiros”, revela.

Novidades

Entre as principais novidades destacadas pelo executivo, estão as integrações com Microsoft Teams, Slack e Google Chat, que permitem comunicações contínuas com os usuários, além de comunicações via WhatsApp, campanhas de SMShing (phishing por SMS), um dashboard para consulta de métricas de campanhas e treinamentos e o lançamento do módulo básico de risco humano.

“Nosso objetivo foi evoluir a plataforma de forma consistente, considerando as necessidades reais dos clientes e parceiros, sem perder de vista nossa visão de futuro sobre conscientização e cultura de segurança”, afirma Kaique, que completa. “A gestão do risco humano é o tema central dessa evolução e orienta grande parte das decisões de desenvolvimento.”

A BeePhish também ampliou os formatos e canais utilizados nas simulações de ataques, incluindo vetores como SMS, entrada de dispositivos USB e QR Code, com o objetivo de permitir testes cada vez mais realistas da capacidade de identificação e resposta dos usuários. 

No campo de treinamento e capacitação, a plataforma passou a oferecer novos conteúdos e formatos. Segundo o CTO da empresa, foram incorporados temas como segurança para executivos, Security e Privacy by Design, abordagem que integra a proteção de dados e a privacidade em produtos, serviços e processos desde o início do seu desenvolvimento, e uso seguro de Inteligência Artificial (IA), além de novos vídeos, pílulas curtas de conhecimento com abordagens visuais variadas e jogos interativos.

“Acreditamos que pessoas se engajam de maneiras diferentes com cada tipo de conteúdo. Por isso, investimos na diversidade de formatos, permitindo que cada cliente escolha o que faz mais sentido para sua realidade e maturidade em segurança”, explica Kaique.

Setores de TI e RH

As evoluções da plataforma também fortalecem o apoio à tomada de decisão de gestores de cibersegurança e RH. O módulo de risco humano permite mapear e mensurar comportamentos de risco, fornecendo informações mais assertivas para direcionar ações de capacitação de forma mais eficaz e alinhada às necessidades dos usuários.

Outro diferencial da plataforma da BeePhish está na proximidade com o mercado brasileiro. “Direcionamos nosso desenvolvimento com base nas necessidades reais das empresas do país, aliando isso a uma política de preços aderente à nossa realidade. Essa combinação acaba nos diferenciando no mercado nacional”, destaca o CTO.

Após a experiência positiva do hackathon, a empresa já planeja repetir o modelo ao menos uma vez por ano, com a possibilidade de duas edições em 2026, anuncia Kaique. Paralelamente, a BeePhish mantém um backlog robusto de evoluções, incluindo o módulo avançado de gestão de risco humano, com uso de IA para direcionamento automático de usuários para capacitações específicas, campanhas de phishing direcionado (spear phishing) e geração de templates de phishing com apoio de IA.

Entre as novidades previstas para o primeiro trimestre de 2026 também está a disponibilização da série BeeFilms, iniciativa audiovisual da empresa que será oferecida aos clientes sem custo adicional. “Seguimos evoluindo não apenas a tecnologia, mas também o portfólio de conteúdos, sempre com foco em flexibilidade e na entrega de valor real para nossos clientes”, conclui Kaique.

Débora Cristhiny Rodrigues Monteiro
96984280945
[email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *